domingo, 23 de setembro de 2012

Voto de Congratulação



É esta a primeira vez que se realiza uma sessão da Assembleia Municipal em Ouguela, num espaço recentemente reabilitado pela autarquia.
Neste espaço, ainda podemos adivinhar o bulício das crianças em brincadeiras próprias da sua idade, os seus risos e as suas vozes nos momentos de lazer e também quando ocupados pelo esforço de aprender as primeiras letras e a descobrir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento e para a sua vida futura.
Cumprindo a fatalidade das aldeias do interior, Ouguela perdeu gente, sobretudo jovens, e as crianças foram decrescendo em número, até que a escola onde nos encontramos deixou de poder acolher a função para que tinha sido destinada. Acolhe agora os mais idosos que aqui encontram um lugar de convívio e de conforto para as suas vidas.
Mas Ouguela não pode ser considerado um caso perdido e apenas ter como horizonte ser votada ao abandono. O seu património é único, no contexto do concelho de Campo Maior, com o que resta da fortaleza medieval. Todo o conjunto edificado deve ser preservado e é com muita satisfação que temos conhecimento de que, em breve, a denominada casa do governador será objeto de obras de recuperação.
A envolvente paisagística é uma das grandes riquezas da povoação e há que desenvolver todos os esforços no sentido de valorizar todo este património natural e humanizado.
Consideramos que a realização desta sessão da Assembleia Municipal é um sinal de que Ouguela não está esquecida e congratulamo-nos com este facto, saudando a população que não desistiu de nela viver.