Senhores membros da Assembleia Municipal de Campo Maior, minhas senhoras e meus senhores: Permitam-nos que comecemos por saudar os habitantes da Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Degolados, onde nos encontramos reunidos pela primeira vez.
No dia 27 de Setembro de 2011, em sessão ordinária desta Assembleia Municipal, o Grupo Municipal do Partido Socialista apresentou uma proposta - que foi aprovada por unanimidade - para que, de acordo com o ponto 2. do Artigo 23º do Regimento, esta Assembleia aqui se deslocasse, tendo como objetivo, a descentralização do funcionamento das suas sessões e para propiciar a participação dos munícipes residentes fora da sede do concelho.
É com grande satisfação que hoje estamos presentes nesta povoação, sede da única freguesia rural que, desde 1926, integra o Concelho de Campo Maior.
O nosso concelho, territorialmente pouco extenso e com apenas duas aldeias, pode e deve empenhar-se na participação ativa dos seus munícipes nos órgãos autárquicos, procurando que o exercício dos direitos e deveres democráticos, seja tão efetivo e direto quanto possível. O afastamento e alheamento dos cidadãos em relação às decisões que envolvem os seus próprios interesses, dificulta a gestão adequada do interesse público e em nada beneficia o regime democrático em que vivemos desde há 38 anos. No nosso entender, esta iniciativa só peca por tardia e é nosso propósito que ela se possa vir a repetir noutras ocasiões. Esperemos que a população de Degolados compreenda a nossa intenção e lhe corresponda com uma participação tão ativa e empenhada quanto possível.