Estamos prestes a celebrar mais um Natal, Festa da Família e data propícia à manifestação de sentimentos de solidariedade e apelos à concórdia entre as pessoas e entre os povos.
Neste contexto, não é demais salientar a função da família que se reafirma como núcleo fundamental da nossa sociedade.
Porém, é nos tempos mais difíceis que os laços afectivos e de solidariedade se tornam imprescindíveis para atenuar situações graves de carência económica e social.
O sentimento de Natal obriga-nos a reflectir sobre as graves desigualdades que marcam a nossa sociedade. Nestes tempos de austeridade, em que os níveis de pobreza não param de aumentar, não podemos esquecer os que não têm meios para usufruir de uma vida digna, alguns não auferindo sequer os mínimos que assegurem a sua sobrevivência. Não podemos deixar de nos orientar por um objectivo de maior justiça social e de lutar para uma maior equidade na redistribuição da riqueza.
Convém, mais uma vez considerarmos quanto é fundamental, a nível da formação e da educação ao longo da vida, um reforço dos valores civilizacionais de desenvolvimento pessoal e social que estão na base de uma sociedade mais humanizada.
A situação económica do nosso país é muito grave e os políticos, aos vários níveis, não devem esquecer que a sua função é tomar decisões e lutar para assegurar um desenvolvimento sustentado às pessoas e aos seus territórios. E isto ainda se torna mais importante quando se trata de uma relação de grande proximidade, como acontece no poder local.
Dadas as dificuldades que nos aguardam no próximo ano de 2012, cabe a todos e a cada um, contribuir com o seu trabalho e determinação para construir um futuro próximo com mais esperança no desenvolvimento económico e social, que concilie igualmente a defesa do nosso planeta, garantindo de forma sustentável a qualidade da vida e da biodiversidade.
Neste final de ano, cabe-nos sublinhar a intenção de continuar a ter sempre presente o desenvolvimento de Campo Maior, com especial atenção para as situações de dificuldades económicas e sociais.
O Grupo Municipal do Partido Socialista deseja, em particular a todos membros desta Assembleia e do Executivo Municipal e, em geral, a todas as famílias campomaiorenses um Feliz Natal e um Bom Ano de 2012.