terça-feira, 28 de setembro de 2010

Moção


 
         Comemora-se, no próximo dia 5 de Outubro, o primeiro centenário da Implantação da República Portuguesa.
         É uma data histórica que marca a mudança de regime de um país pobre, atrasado, com elevada taxa de analfabetismo e a atravessar uma grave crise política e financeira, para um outro marcado pela esperança e pela utopia de construir um país mais moderno e mais justo do ponto de vista social. Apesar da 1ª República ter ficado muito aquém na concretização destes ideais, o espírito e a moral republicana mantiveram-se vivos, resistindo ao longo período em que vigorou o Estado Novo e renovando-se na Revolução de 25 de Abril de 1974.
         Nesta data devemos lembrar os homens e as mulheres que se empenharam e se arriscaram para mudar Portugal, tanto nos grandes centros urbanos como nas mais pequenas localidades da província.
         Em Campo Maior salientaram-se na acção republicana: João Alberto Gameira, José Matos dos Santos, José António Mendes, Francisco da Rosa Correia, Manuel do Nascimento Curado, Pedro Daniel Ruivo, José Ruivo, Daniel Ruivo, João Pedro Ruivo, João Pereira Mourato, João Ensina, Emílio Mota, Francisco Bastos, Luís Bastos Leitão, António Rijo, Francisco Lajes, Laurentino Sardinha, João Nora, Francisco Martins de Matos, Manuel Cabeções Hortas e Dr. José Regala.
         A Assembleia Municipal de Campo Maior presta homenagem a todos os que contribuíram para a Implantação da República Portuguesa, com especial destaque para os campomaiorenses que saúda e homenageia nesta data, pelo contributo que deram com a sua esforçada luta aqui, no concelho de Campo Maior.