sexta-feira, 20 de abril de 2012

Declaração de voto


Ponto no 4 da Ordem do Dia: Prestação de Contas do Ano de 2011


Da análise do documento em apreço destacamos o seguinte:
1.  No que concerne às receitas, a parte relativa aos Fundos Estatais (Transferências e Subsídios Obtidos – Conta 74 do POCAL) é demonstrativa da grande dependência financeira do Município em relação ao exterior, as quais, no ano em análise, corresponderam a 63,91% do total (5.055.711,98€, num total de 7.910.566,59€); porém, há que registar que esta percentagem diminuiu em relação ao ano anterior (72,6% em 2010), evidência que indica uma maior capacidade do Município de obter proveitos noutras rubricas, nomeadamente em Impostos e Taxas;
2.  No ano de 2011, comparativamente com o ano anterior, a autarquia recebeu de Fundos Estatais, menos 394.790  euros;
3.  Relativamente aos custos, as Remunerações e os Encargos Sociais continuam a representar uma percentagem elevada, na ordem de 49,6% do total (3.533.064,59€ num total de 7.123.704,64€); no entanto, relativamente ao ano de 2010, embora em termos percentuais tenha havido uma ligeira subida, regista-se uma diminuição em valor absoluto de 467.273,01€ (4.000.337,58€-3.533.064,59);
4.  O Resultado Líquido do Exercício apurado é de 786.861,95€, o qual resulta de uma gestão mais equilibrada e eficaz, com redução de custos e encargos;
5.  Na Execução Anual das Grandes Opções do Plano, verifica-se uma taxa de execução anual de 42,69%, o que representa uma melhoria em relação ao ano anterior (17,16%), justificada pela concretização de alguns projetos cabimentados em 2010 mas executados fisicamente em 2011, nomeadamente no que respeita a obras de melhoramento em vários espaços públicos do concelho, na rede viária, na zona industrial e na preparação do lançamento de obras de relevante interesse, como é o caso da casa mortuária e do centro escolar;
6.  Na Execução do Plano Plurianual de Investimentos, a taxa anual de execução foi de 30,36%, o que representa uma evolução positiva em relação ao ano anterior e um esforço financeiro significativo do Executivo, aliado a uma melhor organização e iniciativa dos serviços (Gabinete de Candidaturas e elaboração de projectos na Divisão de Obras e Urbanismo) para apresentar candidaturas para financiamento ao QREN;
7.  Na execução das actividades mais relevantes, a taxa de execução anual é a mais elevada, cifrando-se nos 58,78%, com destaque para o programa Ensino não Superior, com 82,68% de execução anual, Ação Social, 66,57%, bem como algumas ações na área da Cultura, Desporto e Tempos Livres;
8.   Em termos globais, e comparando os anos de 2010 e 2011, verificou-se um aumento da execução orçamental, apesar da diferença, para menos entre receitas orçadas e obtidas, devido aos cortes verificados em consequência da crise financeira. No que respeita às TRANSFERÊNCIAS CORRENTES – RECEITAS, com origem no Estado, a diferença é de menos 1.678.992,60€; nas TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL – RECEITAS, com origem no Estado, a diferença é de menos 1.968.666,53€. No entanto, a execução real está dentro dos critérios de razoabilidade;
9.  No que respeita ao endividamento, é de registar uma diminuição da Dívida de Médio e Longo Prazo (14,2%), destacando-se uma acentuada diminuição na Dívida a Curto Prazo (37,9%) a qual se deve, por um lado, às restrições impostas pelo Poder Central e, por outro, a uma gestão mais coerente e eficaz por parte da Autarquia;
10.           De relevar o esforço do Executivo para dar início à actividade das instalações desportivas que constituem o complexo das piscinas cobertas da Fonte Nova;
11.           Destaca-se também todo o apoio prestado na realização das Festas do Povo, não apenas em termos financeiros, mas sobretudo no apoio logístico.

Da análise efectuada aos documentos, o Grupo Municipal do Partido Socialista conclui que:
a)  Os documentos apresentados evidenciam clareza, fruto de uma melhor organização dos serviços e da adopção de procedimentos que permitem a avaliação da situação financeira da Câmara e da concretização da política do Executivo, em termos das grandes opções programadas;
b)  Embora a conjuntura do País se tenha agravado, é notável o esforço para concretizar uma gestão equilibrada, rigorosa, disciplinada e que apresenta poupanças significativas em várias rubricas;
c)   As dificuldades não constituíram obstáculo para que se concretizassem algumas obras que melhoraram significativamente alguns aspetos do território municipal, fruto de um aproveitamento das oportunidades de recurso a projectos financiados externamente e de um esforço financeiro próprio, bem como uma especial atenção às questões sociais e ao apoio aos mais desfavorecidos do área do Município.

Por esta ordem de razões, o Grupo Municipal do Partido Socialista votou favoravelmente o Documento de Prestação de Contas do ano dois mil e onze.